bebidas saudáveis

Atualizado: 14 de Nov de 2019

Nada melhor que um suco geladinho para os dias quentes de verão que estão por vir não é mesmo?


Saiba que além dos sucos, as vitaminas e smoothies podem ser uma boa opção cheia de nutrientes, sabores e ingredientes diversos. Nos últimos anos, sucos, vitaminas e smoothies tornaram-se cada vez mais populares em todo o mundo. E é fácil entender o porquê – essas bebidas são de rápido preparo e consumo, são nutritivas e infinitamente variáveis. Podemos mudar a receita de acordo com o que encontramos na geladeira ou ajustar ao nosso gosto pessoal. Além disso, podem ser uma ótima maneira de incorporar alimentos diferentes em sua dieta.

Mas, não se engane muitos sucos e misturas de iogurtes e frutas vendidos comercialmente podem conter açúcar refinado, corantes, adoçantes e aromatizantes artificiais, e outros indesejáveis ingredientes altamente processados. Outro ponto importante a ser observado é que sucos engarrafados e misturas encontradas em supermercados tendem a ser pasteurizado e, portanto, contêm muito menos nutrientes do que seriam encontrados nas frutas e verduras in natura. Então, sabendo que essas vitaminas são de fácil preparo e possuem deliciosos ingredientes saudáveis que lhe darão energia para o dia-a-dia, não deixe de prepará-los em casa.

O consumo de frutas e verduras é incentivado por diversos órgãos em muitos países. Recentemente a USDA (Departamento de Agricultura do s EUA) propôs que metade de nossa ingestão diária de alimentos deve ser de frutas, verduras e legumes. Aqui no Brasil não é diferente, o Ministério da Saúde há algum tempo publicou um guia de bolso com os “10 Passos para uma Alimentação Saudável” que recomendava, dentre outras coisas, que devemos consumir 3 porções de frutas e 3 porções de verduras diariamente. Entretanto, mesmo com tantos incentivos e estudos, hoje a ingestão de frutas e vegetais dos brasileiros está significativamente abaixo dos níveis recomendados e entre as principais razões para a nossa baixa ingestão de produtos frescos são a falta de tempo para prepara-los ou adquiri-los. Sendo assim, bebidas com ingredientes variados e que incluem frutas e verduras pode ser uma alternativa fácil e uma solução para o consumo inadequado de nutrientes.


Além disso, pode ser uma ótima maneira de convencer as crianças a consumirem estes alimentos ricos em nutrientes, e uma maneira de introduzir algumas frutas e vegetais que você não tem o hábito de consumir ou que você não tem nenhuma ideia de como preparar. E não ter habilidade ou não saber fazer combinações não é desculpa a final a internet está recheada de blogs, sites e até livros repletos de receitas que você pode pesquisar e preparar uma deliciosa bebida para você e sua família. E mais, quando colocar em prática o seu lado Chef de Cozinha e experimentar diferentes versões irá desenvolver suas habilidades culinárias o que facilitará o seu dia-a-dia na cozinha, pois sua confiança aumenta e sua familiaridade com tipos de frutas e vegetais também.


E o que você precisa para preparar um delicioso Smoothie?

Equipamentos de cozinha necessários:

  • Liquidificador: procure um de boa qualidade, com potência e no mínimo 4 velocidades.

  • Facas: são necessárias para picar as frutas e vegetais. Aconselho também um descascador para facilitar a retirada da casca de algumas frutas e verduras.

  • Medidores: medidores de colher, xícaras e ml são importantes para manter a quantidade adequada de cada ingredientes e não haver desperdício ou exageros na preparação.


RECEITAS

Aqui estão algumas receitas para você tentar. Elas incluem itens que você pode nunca ter pensado em colocar em uma vitamina, mas deixe o preconceito de lado e divirta-se em experimentá-los!


2 DICAS IMPORTANTES:

  • Antes de adoçar o seu Smoothie, experimente sem açúcar para ver se realmente é necessário. Em todo caso, se para o seu paladar ainda falta um pouco de doçura, opte por versões mais saudáveis, como mel, maple syrup, agave ou açúcar mascavo.

  • Se você não está acostumado com verduras em sua vitamina, você pode adicionar inicialmente uma menor quantidade do que a receita pede, e com o tempo aumentar a proporção até ajustar a sua preferência ou se acostumar com o sabor.

Smoothie de banana com morango:

  • 1 banana picada

  • 1 xícara de leite de sua preferência

  • ½ xícara de iogurte desnatado

  • ½ xícara de morango congelado

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata todos os ingredientes em um liquidificador até ficar homogêneo. Adicione pedras de gelo se quiser mais gelado e bata novamente. Experimente antes de adoçar.


Abaixo seguem algumas sugestões de combinações:

  • Sugestão 1: substitua o leite de vaca por 1 xícara de leite de vegetal e acrescente mais 1 xícara de morangos congelados.

  • Sugestão 2: utilizando a mesma base da receita acrescente, retirando o leite e substituindo por suco de laranja e acrescente 4 tâmaras secas.

  • Sugestão 3: substitua o leite por 1 xícara de água de coco e a banana por ¼ de mamão papaia

  • Sugestão 4: utilizando a mesma base da receita acrescente ½ xícara de manga picada

  • Sugestão 5: substitua o leite por 1 xícara de suco de abacaxi e acrescente 1 punhado de folhas de hortelã e espinafre. Exclua a essência de baunilha.

  • Sugestão 6: exclua a banana e acrescente mais 1 xícara de morangos congelados, ½ xícara de pepino picado, 2 colheres de sopa de salsa picada, suco de ½ limão.

Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br

90 visualizações