top of page

como higienizar frutas e verduras

As vantagens de uma alimentação rica em legumes e frutas é do conhecimento de todos. Mas, poucos sabem que esses nutrientes serão melhor aproveitados com uma higienização correta dos vegetais. E o cuidado com a higiene do alimento começa na hora da compra, escolha alimentos sem amassados ou picadas de insetos, pois quando não está íntegro a contaminação do meio externo pode invadir o produto e comprometer a sua higiene. Além disso, tente, sempre que possível, fazer a higienização imediatamente após a chegada das compras, assim eles serão acondicionados a geladeira devidamente limpos e prontos para uso.



Frutas e verduras devem ser lavadas em água corrente (folhas devem ser lavadas uma a uma). Nesse momento, no caso de frutas, raízes, tubérculos e couve manteiga, é recomendável o uso de uma escovinha (compre uma escovinha nova e a use somente para este fim) para limpar as regiões próximas aos talos, onde a sujeira se acumula. Na couve manteiga, em especial, utiliza-se a escovinha pois normalmente suas folhas vem extremamente sujas próximas aos talos e somente a lavagem em água corrente não irá retirar.


O passo seguinte é a higienização, ou seja, livrar os alimentos de parte dos microrganismos presentes. Para tanto é necessário imergi-los em uma solução de água e cloro. Mas atenção, só utilize o cloto depois que lavar as hortaliças em água corrente. Esse procedimento garante que o cloro vai agir diretamente nos microrganismos e não nas sujeiras aparentes que você deixou de retirar. Algumas marcas de água-sanitária tem em seu rótulo a indicação para uso culinário. Siga as instruções da marca para proceder corretamente. Caso não encontre as instruções no rótulo, não utilize o produto. Já existem no mercado algumas marcas de cloro para uso culinário.



Passado o tempo recomendado na embalagem, deve-se escorrer e enxaguar os alimentos em água corrente. Esse procedimento garante que a eliminação do cloro e o consumo do alimento sem efeitos nocivos. É importante que os alimentos estejam secos antes de serem armazenados na geladeira. Seque-os com papel-toalha, centrífuga de folhas ou naturalmente.


O cloro também pode ser usado para higienizar utensílios como facas, talheres, placas de corte, almofariz. Depois de bem lavados com água e sabão, deixe-os de molho em uma solução de 1litro de água para uma colher de cloro. Deixe agir durante 30 min, enxágue e seque antes de guardar.


Para receber orientações nutricionais específicas e um plano alimentar individualizado, procure um nutricionista! Nossos serviços estão disponíveis por meio do nosso whatsapp, saiba mais entrando em contato com 61 998220051.


218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page