creme de cogumelos

Uma nova forma de preparar uma sopa deliciosa.

Durante muito tempo tive um blog de culinária, que lá no início da minha carreira me ajudou a criar um estilo de cozinha que sempre apreciei. Comida fácil de fazer e com técnicas básicas. Como sou formada em culinária Italiana, e quando me formei tinha pouquíssima base de gastronomia, se tornou natural eu gostar de receitas como às Italianas. Simples e cheias de sabor. Conforme os anos foram avançando e minha atividade principal foi tomando muito do meu tempo, o blog ficou no esquecimento. Era o Na Cozinha Dela, e por lá publiquei muitas receitas que aos poucos vou trazendo para cá. Acredito que desde o início do blog procurei por opções saudáveis e um quê de praticidade em cada receita. E, a receita que trago hoje é pra salvar a noite e fazer aquele jantarzinho que tem cara de sofisticado, mas é muito simples e saboroso. Optei por leite de coco por ser de fácil digestão. Muitas pessoas acreditam que por se tratar de um alimento gorduroso, o coco é “pesado”, de difícil digestão e não deveria ser consumido por pessoas com problemas cardiovasculares. Na verdade, quando usamos o leite de coco caseiro, sem conservantes e outros antes, promovemos a saúde do coração já que ele possui o aminoácido arginina capaz de auxiliar na regulação do fluxo sanguíneo e da pressão arterial. Ainda temos os cogumelos nessa receita, que encontramos ótimas variedades nos mercados da cidade. Aqui em Brasília, lugares como o Oba, Pão de Açúcar, Mikami, La Palma são opções onde você encontrará vários tipos. Na CEASA é possivel comprar nas bancas japonesas. Mas, chegue cedo aos sábados, pois acabam rapidinho. Cogumelos são riscos em fibras e uma boa fonte de vitaminas de complexo B. Ou seja, essa receita para o jantar é simplesmente SENSACIONAL…


LEITE DE COCO

Ingredientes:

  • 2 xícaras de coco seco ralado

  • 3 xícaras de água quente, mas não fervente

Modo de preparo:

Em uma tigela misture o coco ralado e a água quente e deixe descansar por 2-3 minutos. Em um liquidificador bata a mistura por 2min. Em seguida, despeje a mistura em um pano fino e esprema até que o resíduo fique bem sequinho. Dura até 4 dias na geladeira. Congele o resíduo para ser usado como farinha em receitas posteriores.


CREME DE COGUMELOS

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco

  • 1/2 cebola roxa picada

  • 3 xícaras de cogumelos Heyring fresco (se não achar, pode ser o paris mesmo)

  • 2 dentes de alho picados

  • 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco

  • 1/2 xícara de chá de vinho branco seco

  • 2 xícaras de chá de leite de coco

  • 1 xícara de chá de caldo de legumes

  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Corte as pontas dos cogumelos, separando a cabeça do caule. Em uma panela grande aqueça o óleo de coco em fogo médio e acrescente a cebola. Deixe dourar e em seguida, acrescente os cogumelos (somente os caules) e mexendo ocasionalmente por 5-6 minutos. Assim que os cogumelos murcharem, acrescente o alho e o tomilho picado. Deixe dourar e abaixe o fogo. Acrescente o vinho branco,e me seguida, e deixe o álcool evaporar. Em seguida, acrescente o leite de coco, caldo de legumes, sal e pimenta do reino. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 5min. Desligue o fogo, passe o conteúdo para o liquidificador e bata até obter um creme liso. Devolva pra a panela e deixe ferver. Corrija o sabor e reserve. Em uma frigideira aquecida, acrescente um pouco de óleo de coco e doure as pontinhas dos cogumelos. Tempere com sal, pimenta e um pouco de tomilho. Separe duas tigelinhas e encha com o creme. Decore com as pontas dos cogumelos e regue com um pouco de azeite.


Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br

0 visualização