top of page

creme de cogumelos

Uma nova forma de preparar uma sopa deliciosa.

Durante muito tempo tive um blog de culinária, que lá no início da minha carreira me ajudou a criar um estilo de cozinha que sempre apreciei. Comida fácil de fazer e com técnicas básicas. Como sou formada em culinária Italiana, e quando me formei tinha pouquíssima base de gastronomia, se tornou natural eu gostar de receitas como às Italianas. Simples e cheias de sabor. Conforme os anos foram avançando e minha atividade principal foi tomando muito do meu tempo, o blog ficou no esquecimento. Era o Na Cozinha Dela, e por lá publiquei muitas receitas que aos poucos vou trazendo para cá. Acredito que desde o início do blog procurei por opções saudáveis e um quê de praticidade em cada receita. E, a receita que trago hoje é pra salvar a noite e fazer aquele jantarzinho que tem cara de sofisticado, mas é muito simples e saboroso. Optei por leite de coco por ser de fácil digestão. Muitas pessoas acreditam que por se tratar de um alimento gorduroso, o coco é “pesado”, de difícil digestão e não deveria ser consumido por pessoas com problemas cardiovasculares. Na verdade, quando usamos o leite de coco caseiro, sem conservantes e outros antes, promovemos a saúde do coração já que ele possui o aminoácido arginina capaz de auxiliar na regulação do fluxo sanguíneo e da pressão arterial. Ainda temos os cogumelos nessa receita, que encontramos ótimas variedades nos mercados da cidade. Aqui em Brasília, lugares como o Oba, Pão de Açúcar, Mikami, La Palma são opções onde você encontrará vários tipos. Na CEASA é possivel comprar nas bancas japonesas. Mas, chegue cedo aos sábados, pois acabam rapidinho. Cogumelos são riscos em fibras e uma boa fonte de vitaminas de complexo B. Ou seja, essa receita para o jantar é simplesmente SENSACIONAL…


LEITE DE COCO

Ingredientes:

  • 2 xícaras de coco seco ralado

  • 3 xícaras de água quente, mas não fervente

Modo de preparo:

Em uma tigela misture o coco ralado e a água quente e deixe descansar por 2-3 minutos. Em um liquidificador bata a mistura por 2min. Em seguida, despeje a mistura em um pano fino e esprema até que o resíduo fique bem sequinho. Dura até 4 dias na geladeira. Congele o resíduo para ser usado como farinha em receitas posteriores.


CREME DE COGUMELOS

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco

  • 1/2 cebola roxa picada

  • 3 xícaras de cogumelos Heyring fresco (se não achar, pode ser o paris mesmo)

  • 2 dentes de alho picados

  • 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco

  • 1/2 xícara de chá de vinho branco seco

  • 2 xícaras de chá de leite de coco

  • 1 xícara de chá de caldo de legumes

  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Corte as pontas dos cogumelos, separando a cabeça do caule. Em uma panela grande aqueça o óleo de coco em fogo médio e acrescente a cebola. Deixe dourar e em seguida, acrescente os cogumelos (somente os caules) e mexendo ocasionalmente por 5-6 minutos. Assim que os cogumelos murcharem, acrescente o alho e o tomilho picado. Deixe dourar e abaixe o fogo. Acrescente o vinho branco,e me seguida, e deixe o álcool evaporar. Em seguida, acrescente o leite de coco, caldo de legumes, sal e pimenta do reino. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 5min. Desligue o fogo, passe o conteúdo para o liquidificador e bata até obter um creme liso. Devolva pra a panela e deixe ferver. Corrija o sabor e reserve. Em uma frigideira aquecida, acrescente um pouco de óleo de coco e doure as pontinhas dos cogumelos. Tempere com sal, pimenta e um pouco de tomilho. Separe duas tigelinhas e encha com o creme. Decore com as pontas dos cogumelos e regue com um pouco de azeite.


Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page