empada do meu jeito

Eu amo estar na cozinha e testar receitas novas. Nesse dia que fiz essa receita, estava na casa de uma cliente e faltaram alguns ingredientes para fazermos algumas receitas. Na hora, dei uma passada na despensa para ver o que podia usar para fazer a empada que estava proposta.


Assim nasceu uma receita nova e super gostosa. O recheio fica por conta de vocês, mas empadinha combina com recheio de frango né?


Para fazer massas assim de empada, quiche e etc., eu gosto de usar como base algum tubérculo cozido. Pode até usar uma leguminosa bem cozida como lentilha, grão de bico ou feijão. Qualquer um desses serve como base para qualquer farinha. Nessa receita usei a farinha de aveia, mas poderia ser qualquer outra. Farinha de quinoa, grão de bico e até arroz. O importante nessas misturas é procurar sabores neutros para não deixar a massa com o sabor muito forte.

Outra coisa legal de falar é que não é sempre que o cliente tem todos os utensílios e a gente tem que se virar com o que tem. Nesse caso, não tinha forminha de empada das tradicionais. Usei esses ramekins e untei bastante com óleo de coco para não grudar e poder desenformar depois.

Fica a dica pra você! Escolha a forma que você preferir e trabalhe bem a massa para conseguir abrir e tampar certinho a empada.


Segue a receita abaixo! Lembrando que você pode trocar o inhame por outro tubérculo...


MASSA DE EMPADA


INGREDIENTES:

1 xícara de chá de inhame ou cará cozido

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

3 colheres de sopa de azeite de oliva

½ xícara de chá de farinha de aveia ou quanto baste para modelar a massa

Sal à gosto

Azeite e farinha para polvilhar


MODO DE PREPARO:

Amasse o inhame até ficar bem macio e sem carocinhos. Transfira para uma tigela e acrescente o azeite, sal e as farinhas até obter uma massa fácil de modelar. Unte forminhas de empada com azeite e polvilhe com aveia. Distribua a massa no fundo e lateral da fôrma nivelando com as mãos. Abra o restante da massa e corte discos para fechar as empadinhas. Recheie como preferir e cubra com os disquinhos de massa, apertando bem para fechar. Leve ao forno pré-aquecido à 180°C por 20min.



904 visualizações0 comentário