top of page

entenda melhor a síndrome metabólica

A Síndrome Metabólica é uma doença da sociedade moderna, comumente associada a obesidade, caracterizada por diversas alterações metabólicas que têm como base a resistência do organismo à ação da insulina (hormônio responsável por diminuir os níveis de glicose no sangue) e que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes mellitus.


A síndrome metabólica é diagnosticada quando a pessoa apresenta 3 dos 5 critérios abaixo:

  • Circunferência da cintura superior a 88cm nas mulheres e a 102cm nos homens

  • Hipertensão arterial

  • Glicemia alterada ou diagnóstico de diabetes

  • Triglicerídeos acima de 150mg/dl

  • HDL colesterol menor que 50mg/dl nas mulheres e 40mg/dl nos homens



O tratamento se faz principalmente com mudanças no estilo de vida, com o objetivo de tratar as alterações relacionadas a síndrome. É recomendada a adoção de hábitos alimentares saudáveis: procurar se alimentar com intervalos de 2-3 horas, incluir frutas e hortaliças na alimentação diariamente, consumir alimentos de todos os grupos sempre variando-os ao longo do dia, aumentar o consumo de grãos integrais, reduzir o consumo de doces e gorduras saturadas e manter um bom consumo de água. Algumas restrições alimentares podem ser necessárias, dependendo dos tipos de doenças associadas que o paciente apresentar. O objetivo principal da dieta, nesses casos, é a perda de peso. Uma vez que estudos demonstram que a diminuição da gordura corporal auxilia na melhora do quadro de resistência a insulina. A prática de atividade física também é de extrema importância para o tratamento, sendo recomendada sempre com orientação profissional devido aos riscos cardiovasculares.



Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos para controle da pressão arterial, da glicemia ou dos níveis de colesterol e triglicerídeos; essa prescrição só pode ser feita por um médico e adotada quando outros recursos já foram tentados e não resultaram em melhora do quadro geral.


Com a adoção de novos hábitos saudáveis, não só haverá melhora da síndrome metabólica, como também melhora da qualidade de vida!


Para orientações nutricionais específicas e elaboração de um plano alimentar individualizado, procure um nutricionista!

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page