top of page

granola é saudável? | séries nutrichef

dia 01: granola de coco com amendoim


Pronto para uma bomba? Quando falamos sobre um alimento ser ou não ser saudável a resposta sempre é DEPENDE. De fato, existem muitas granolas prontas que não são muito saudáveis. Principalmente por serem preparadas com muito açúcar e óleos altamente refinados. Mas, a boa notícia é que fazer a sua própria granola é super fácil e escolhendo bem os ingredientes ficam extremamente saudáveis.

A granola é produzida, normalmente, a partir da mistura de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, flocos de arroz, flocos de quinoa ou flocos de milho), grãos e sementes integrais (amendoim, linhaça, chia, girassol, abóbora ou gergelim), frutas secas (uva passa, tâmaras, damasco, cramberry ou banana passa) e oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) e pode, ainda, conter mel, gorduras como óleo de coco e especiarias. Por essa razão, ela reúne grandes quantidades de ingredientes ricos em fibras, vitaminas, minerais e gorduras importantes para o bom funcionamento do organismo, especialmente do coração e do intestino. Destaco aqui a funcionalidade das fibras no bom funcionamento intestinal. Ingredientes como os apresentados nessas receita são ricos em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis tem a capacidade de formar gel na presença de água, levando a maior sensação de saciedade, melhora do trânsito intestinal, além de contribui para uma boa digestão e controle de doenças como diabetes. Já as fibras insolúveis atuam principalmente no fluxo intestinal, pois agem como esponjas que absorvem os líquidos e aumentam seu volume.


Outro ponto importante no consumo de granola é que conseguimos reunir uma série de sementes e castanhas fontes de ômega 3. Esse ácido graxo é fundamental para o sistema nervoso, uma vez que estimula a atividade cerebral, melhora o desempenho cognitivo e a comunicação entre as células do cérebro e retarda o seu envelhecimento. Esses mesmos ingredientes citados são fontes de vitamina E, um antioxidante que protege o corpo de radicais livres e melhora o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, são excelentes no aporte de vitaminas do complexo B (minhas vitaminas favoritas) ajudam no desenvolvimento celular e auxiliam na produção de energia.


Quem me acompanha nas redes sociais sabe como eu enxergo a alimentação saudável e já deve ter visto que eu amo granola e estou sempre preparando uma versão nova. Dessa vez, para a nossa Série Nutrichef criei essa versão deliciosa com amendoim e coco em fita. Mas, esta receita é 100% personalizável, então fique à vontade para usar outros ingredientes que você preferir. Eu amo a combinação de coco e amendoim, então a mistura ficou perfeita, mas tenho certeza que qualquer combinação que vocês fizerem vai ficar incrível.


Falando novamente sobre granola ser ou não saudável, temos que pensar que mesmo fazendo boas escolhas de ingredientes na nossa receita, a forma que vamos consumir também contribui muito para saudabilidade geral da preparação. Portanto, escolha servir com pedaços de frutas, iogurte, trazer crocância para um mingau de aveia, finalizar um chia pudding ou tigela de smoothie. Para os mais ousados, combina bem até com saladas e outros pratos salgados.


granola de coco com amendoim

Uma receita como essa você pode brincar com outras combinações de sementes, castanhas e especiarias


ingredientes:

medidas caseiras: xícara de 240ml, colher de sopa de 15ml, colher de chá de 5ml

serve bem 8 porções

  • 1 xícara de chá de aveia em flocos grossos (aveia prensada) sem glúten

  • 1 xícara de chá de sementes de sementes de girassol

  • 1 xícara de chá de amendoim descascado

  • 1 xícara de chá de coco em fita ou flocos grossos

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco

  • 4 colheres de sopa de mel

  • 1 colher de chá de baunilha

  • 1 colher de chá de canela em pó

  • 1 colher de chá de gengibre em pó

  • 1 pitada de sal

modo de preparo:

Em um tigela grande, misture todos os ingredientes até que estejam bem incorporados. Feito isso, distribua em uma assadeira forrada com tapete de silicone. Todo o conteúdo da receita deve ficar bem espalhado na forma de maneira uniforme para que o calor consiga penetrar bem em todas as porções. Leve ao forno pré-aquecido à 170°C. O segredo agora é olhar a granola à cada 5min e ir misturando bem para que todos os ingredientes fiquem dourados e crocantes por igual. Eu precisei de 20min para ter toda a receita bem douradinha e crocante. Mas, pode ser que na sua casa seja diferente. Então não deixe de observar a cor. Normalmente quando a granola já está toda douradinha, você já pode tirar e deixar esfriar sobre uma grade para permitir que o resfriamento seja uniforme e a granola fique crocante e sequinha. Guarde em um vidro bem fechado. Dura até 30 dias.

364 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page