não consigo perder peso

Qualquer um que já tentou emagrecer sabe que os últimos 5kg parecem ser impossíveis de perder. E, embora todos acreditem que existe uma fórmula mágica ou um recurso fácil para se alcançar o objetivo, trouxemos algumas medidas simples que você pode colocar em prática junto com o seu Nutricionista e tornar a perda desses famigerados 5kg realmente uma tarefa fácil.

Primeiramente você precisa saber que não existe perda de peso duradoura sem mudança de hábitos. Além disso, é necessário ter consciência de que mudar hábitos alimentares requer tempo e determinação. Isso significa que em algum momento você vai relaxar e se render a guloseimas que antes se propôs a não comer. Até aí, nenhuma falha grande foi detectada. No entanto, nos dias seguintes você relaxa e deixa de lado o hábito saudável que vinha construindo. Em seguida, passa a não contabilizar pequenas travessuras, gerando um ciclo de aumento na ingestão de alimentos durante o dia e conseqüentemente ganho de peso ou estagnação no emagrecimento progressivo que vinha alcançando antes.

Um bom recurso para driblar esses esquecimentos é preparar um diário alimentar onde você possa escrever o que vem comendo em cada refeição. Fazendo isso por pelo menos 15 dias, não deixando de lado as escapadas e sendo sincero consigo mesmo e com o seu compromisso de emagrecer fica mais fácil perceber como o seu hábito alimentar está se modificando e quando é que você deixa a dieta de lado. Segundo estudo publicado pelo Obesity Research Center da Universidade de Columbia nos Estados Unidos, indivíduos que passaram a anotar as suas refeições tiveram mais êxito na perda de peso. De acordo com a pesquisa isso acontece por que passamos a identificar falhas no comportamento e corrigi-las, solucionando a problemática da diminuição na perda de peso. Mas, se você é uma pessoa ansiosa, essa atividade pode não ser a melhor para você. Avalie antes de começar.


Se você está seguindo um Plano Alimentar prescrito por um Nutricionista, talvez seja a hora de recalcular o seu gasto energético e propor uma nova dieta com quantidade de calorias adequadas ao seu peso atual. Além disso, novas formas de preparo e novos alimentos trazem um novo “gás” a dieta e aumenta a empolgação do paciente.

Outro motivo para você não perder os tais 5kg é o que chamamos de “adaptação metabólica” que acontece quando seu corpo se adapta à quantidade de alimento que está sendo consumida, bem como à carga de exercícios. Nesse momento, é importante mudar a série de exercícios ou sua intensidade e mais uma vez recorrer ao Nutricionista para que você possa seguir uma dieta adequada ao seu peso atual. Essa dica é super válida para pessoas que sofrem de ansiedade. Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Escolha a melhor atividade para você e não deixe de ler esses posts, se você é ansioso:

Emagrecer sozinho pode ser uma tarefa complicada, procure profissionais de confiança para lhe ajudarem nesse percurso e tenha consciência que o processo de perda de peso requer mudança de hábitos alimentares e exercício físico. Nutricionistas, Preparadores Físicos e Psicólogos são excelentes aliados nessa jornada.


Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta de maneira prática e rápida pelo whatsapp: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br

0 visualização