top of page

o forno é seu maior aliado!

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Desde que me casei e passei a cozinhar diariamente todas as refeições da nossa casa, percebi que para ganhar tempo é preciso usar os equipamentos e utensílios que temos à disposição em nossa cozinha. Tudo é válido na hora de ganharmos tempo no preparo. Depois da minha formação como Chef, pude constatar o que a prática em casa me mostrava, o forno é nosso maior aliado e podemos lançar mão desse ajudante sempre que precisarmos. Imagina poder fazer uma refeição completa usando as prateleiras do seu forno?


Quibes, escondidinhos, acompanhamentos como vegetais assados, suflês, proteínas diversas, além do que já é de costume como bolos, pães, biscoitos...


No post de hoje quis trazer algumas dicas e também duas receitas para você fazer uma refeição excelentes para o jantar sem muito esforço! Bora?


Mas, antes, algumas dicas de como lidar com o seu forno!


  1. Sempre lembre de pré-aquecer, essa é a primeiríssima lição. Recomendo que você faça o pré-aquecimento por cerca de 5 ou 10 minutos, principalmente se o alimento que você irá preparar leva muito tempo de cozimento. Em casos, como torradas, massas finas de biscoito e preparações mais delicados, vale colocar o alimento no forno sem aquecer previamente.

  2. Fique de olho na temperatura ideal do preparo e no tempo. A maioria dos fornos elétricos só começa a aquecer quando colocamos o tempo de preparo. Portanto, antes de colocar o alimento no forno, ajuste a temperatura e o tempo indicados na receita. Sempre recomendo aos alunos que usem a temperatura de 180-200°C para a maioria das preparações que não indicam na receita a temperatura ideal. Vale lembrar que os fornos não são todos iguais e pode ser que você precise de um ajuste extra quando começar a usar e seu. E para saber que temperatura o seu forno entrega, é recomendável tem um termômetro extra que possa ir ao forno e assim te ajudar a estabelecer a temperatura ideal do seu forno. Outro ponto que vale destacar é que ao escolher preparos que levam mais tempo de forno como a abobrinha que precisa de 30min, não esqueça de ligar um timer que apite quando ficar pronto, vale o celular ou aqueles temporizadores digitais ou de corda. Assim você tem 30min para se dedicar a outra coisa.

  3. Prefira os fornos com queimadores superiores e inferiores que possam ser usados simultaneamente. Esse recurso é fundamental para ganhar tempo e ter mais praticidade. Sem falar que fornos assim entregam melhor a temperatura e seu preparo ficar realmente gostoso feito nele.

  4. Se você pretende adquirir um forno novo, adeque o tamanho do forno ao tamanho da família. Fornos pequenas não atenderão uma família de 4 pessoas, por exemplo. Ainda falando sobre tamanhos e proporções é importante avaliar os tipos de preparo que você deseja fazer no seu forno. Se a ceia de Natal da família tem o peru como prato central, o forno precisa comportar o tamanho do preparo, além das preparações do dia a dia.

Dito isso, vamos às receitas...


PEITO DE FRANGO EMPANADO

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de iogurte grego puro

  • Suco de 1 limão tahiti

  • ½ colher de chá de lemon pepper

  • Sal e pimenta do reino à gosto

  • Azeite de oliva

  • 2 peitos de frango cortado em 4 bifes pequenos

  • 1 xícara de chá de farinha de amêndoa uniforme

Modo de preparo

Em uma tigela grande misture iogurte, lemon pepper e sal. Reserve. Bata os peitos de frango com um martelo de carne ou uma colher para que fiquem mais finos e tempere com suco de limão, sal e pimenta do reino. Passe cada um dos filés de peito na mistura do iogurte e em seguida empane com a farinha de amêndoas. Cobrindo até formar uma crosta em toda a volta. Transfira para uma assadeira untada. Faça isso com todos os filés restantes. Leve ao forno, pré-aquecido à 200°C por 20min. Se ainda não estiver dourado e sequinho, coloque por mais 5min. Retire e sirva como desejar.



ABOBRINHA ASSADA COM CROSTA DE ALHO

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas médias

  • 1 colher de chá de alho desidratado

  • 1 colher de chá de cebola desidratado

  • 1 pitada generosa de cominho

  • 1 pitada de pimenta calabresa

  • 1 pitada de orégano seco

  • Sal e pimenta do reino à gosto

  • Azeite de oliva

Modo de preparo

Pré-aquecido à 200°C. Em uma tigela misture os temperos e reserve. Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento e faça cortes superficiais em cada metade formando uma trama xadrez. Tempere com sal e pimenta do reino e regue com um pouco de azeite. Cubra com a mistura e regue novamente com um fio de azeite. Disponha em uma assadeira untada e leve ao forno por 30min ou até que fique dourado e com a crosta crocante.




456 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page