top of page

o melhor bolo de laranja com iogurte! sério

Atualizado: 1 de jun.

Hoje precisava testar algumas receitas e organizar a cozinha para receber os ingredientes que compramos no mercadinho. Dei uma olhada na geladeira e tinha muito iogurte natural. Costumo comprar aquela embalagem de baldinho, sabe? Pelo tempo de validade e a quantidade que tinha, vi que precisava dar um jeito de usar uma boa quantidade logo. Aproveitei então para mimar o marido que está gripado (eu passei a gripe para ele) e decidi fazer um bolinho de laranja que é o favorito dele. O bolo ficou tão maravilhoso que precisava compartilhar com vocês... mas não só isso, precisava também falar sobre saúde e bem-estar. Escolher muito bem os ingredientes que vamos usar na hora de preparar um bolo ou qualquer receita doce é super importante para conseguir equilibrio. E não só de sabor, mas também de nutrientes. Eu como Nutricionista foco muito minha rotina em boas escolhas. Mas, vez ou outra, quero comer, apenas pelo comer e nada mais. Ou seja, pode ser um prato afetivo que me lembre um momento gostoso com minhas irmãs, minha mãe... ou mesmo, aquele que mais amo e que minha boca saliva só de pensar. Pode causar estranheza em muitas pessoas, ver uma Nutricionista falando que se permite sim abrir mão de vez em quando e comer um bolo, um hamburguer, uma pizza... Eu sigo, desde a minha graduação exercendo uma nutrição que acolhe e educa e não aquela que restringe e julga. Quero a leveza do meu lado e quero uma caminhada fácil para quem me procura em um atendimento. Por isso, um bolo com farinha branca pode ser uma opção eventual, sim! E num dia de gripe, então! Por usar farinha branca e açúcar precisamos lembrar que esse preparo precisa de proteína e gordura para diminuir a "velocidade" de absorção dessa glicose que estará disponível no processo de digestão. Por isso, não só temos ovos na receita, como escolhi um iogurte com maior teor de proteína e acrescentei uma boa fonte de gordura. Estou usando azeite, mas você pode usar óleo de coco se preferir.

Além dessas combinações é interessante que nessa refeição você priorize o consumo de fibras também. Castanhas e frutas podem ser uma boa ideia de acompanhamento.

Agora que você já entendeu um pouquinho sobre como podemos consumir farinhas brancas, anota a receita!


bolo de laranja com iogurte

medidas caseiras: xícara de 240ml, colher de sopa de 15ml, colher de chá de 5ml

faz 2 empadas (10cmx4cm) ingredientes:

  • 1 xícara de chá (260g) de iogurte natural proteico

  • 3 ovos (53g cada)

  • ½ xícara de chá (100g) de açúcar demerara ou de coco

  • ½ xícara de chá (110g) de azeite

  • 2 ½ xícaras de chá (260g) de mix de farinha sem glúten (recomendo Schär ou Aminna)

  • Suco de 1 laranja bahia grande

  • Raspas de 1 laranja bahia

  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

  • 1 colher de chá de fermento químico

  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio


modo de preparo: Adicione o iogurte, os ovos e o açúcar em uma tigela grande. Mexa vigorosamente com um fouet (batedor de arame manual) por 2 minutos até ficar bem homogêneo. Junte o azeite e misture novamente. Em seguida, incorpore a farinha aos poucos. Em três porções seria o ideal. Depois de bem misturada, adicione as raspas, suco de laranja e o extrato de baunilha. Mexa bem. Adicione o fermento químico e o bicaronato e volte a misturar. Cubra a tigela com um pano de prato. Descanse por 15 minutos enquanto pré-aquece o forno a 180°C .

Unte e enfarinhe ma forma de bolo como de costume. Transfira a massa do bolo para a forma, espalhando uniformemente com uma colher. Asse por cerca de 25-30 minutos. Ou até que, ao furar o bolo com um palito, saia limpo. Retire do forno, deixe o bolo esfriar um pouco e depois vire a forma sobre um prato de servir. Sirva!



782 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page