top of page

benefícios da quinoa + receita

Você provavelmente já viu quinoa em menus de restaurantes ou nas prateleiras do supermercado e talvez tenha dúvidas sobre a qualidade nutricional desse ingrediente ou como usá-lo em receitas do seu dia-a-dia. No post de hoje, vou falar um pouco sobre a quinoa, para você se convencer que ela deve estar presente na sua alimentação.



A quinoa é uma planta da família do amaranto que se originou há milhares de anos na Cordilheira dos Andes. É frequentemente chamado de "super grão” ou "super alimento", devido ao seu poder nutricional e à quantidade de proteína presente em cada grão. Além disso, é isenta de glúten e possui nutrientes como vitaminas do complexo B, fibras e vários minerais como ferro, cálcio, zinco e magnésio, para citar alguns. Outro ponto interessante da quinoa é a presença de lignanas, que são compostos encontrados em alimentos ricos em fibras que atuam como antioxidantes e modulam os receptores hormonais. Comer alimentos ricos em lignanas está associado a um menor risco de desenvolver doenças cardíacas. A quinoa ainda é uma ótima fonte de fibras, sendo capaz de ajudar a reduzir a inflamação, melhorar o trânsito intestinal, diminuir os níveis de colesterol e ajudar a manter uma microbiota intestinal saudável.


Existem três tipos principais de quinoa: vermelha, preta e branca. Destes, a quinoa branca é a mais conhecida. Todos os três são semelhantes em conteúdo nutricional – todos são ricos em proteínas e fibras – embora a quinoa vermelha e preta demore um pouco mais para cozinhar. Todos os diferentes tipos de quinoa têm o mesmo sabor de noz quando cozidos, portanto, a escolha da variedade de quinoa geralmente depende da preferência e disponibilidade pessoal.



tipos

  • A quinoa branca tem o sabor mais delicado e a textura mais leve. Quando cozida é mais macia do que os outros tipos.

  • A quinoa vermelha tem um sabor mais rico do que a quinoa branca e é ligeiramente mais resistente, com um sabor mais forte e acastanhado.

  • A quinoa preta tem um sabor um pouco mais terroso do que a quinoa branca, e esse tipo também é um pouco mais adocicado.

Experimente misturar todas elas em partes iguais para fazer o seu mix e assim obter um pouco mais de textura em cada garfada. Ao cozinhar esses diferentes tipos, é melhor seguir as instruções do rótulo. Mas uma regra geral é cozinhar com base no tempo da quinoa vermelha, já que a branca normalmente cozinhará rapidamente. Eu particularmente, prefiro a quinoa mais al dente para receitas como saladas e acompanhamentos. O tempo que dedicamos à mastigação será um grande presente ao nosso processo digestivo.


como preparar quinoa


A quinoa pode ser usada de muitas maneiras diferentes e também é super fácil de fazer. Veja como:

  • Enxágue a quinoa e deixe os grãos de molho por pelo menos 4h em água. Depois desse tempo, enxágue bem para remover uma película externa que contém saponina (confere sabor residual amargo) e em seguida, escorra a água e adicione a quinoa à panela.

  • Em seguida, adicione água – são cerca de 2 xícaras para cada 1 xícara de quinoa. Deixe ferver em fogo baixo e cozinhe por 10min.

  • Verifique se está cozida, certificando-se de que o grão da quinoa branca esteja translúcido. Se sim, está feito; se não, continue a cozinhar por mais alguns minutos e continue verificando o grão para ver se está macio e translúcido.

  • Caso não queira comer toda a quinoa preparada, você pode congelá-la por até 2 meses. Na geladeira, como com a maioria dos outros alimentos, armazene-o em um recipiente hermético, onde se mantenha por cinco a sete dias.


de que maneira podemos consumir


A quinoa, principalmente a variedade branca, tem uma textura que nos permite preparar uma série de receitas. Pensando nessa versatilidade, criei um ebook com 16 receitas para que você possa inovar a sua rotina alimentar e consumir esse alimento rico das mais variadas formas. E para que você tenha um gostinho do que te espera no ebook, trouxe uma receita incrível para você já começar a testar suas habilidades culinárias e usufruir do melhor que a quinoa tem a oferecer.


Assista o vídeo abaixo e aprenda mais sobre a quinoa!





mix de quinoa com abobrinha e berinjela

deslize a página para ver a receita que preparei para você

ingredientes:

medidas caseiras: xícara de 240ml, colher de sopa de 15ml, colher de chá de 5ml

serve bem 2 pessoas

  • ½ abobrinha grande cortada em tiras finas

  • ½ berinjela grande cortada em tiras finas

  • 1 cebola cortada em fatias finas

  • 1 dente de alho picado

  • 10 tomates cerejas ou mistos

  • suco de ½ limão tahiti

  • 3 colheres de sopa de azeite + extra para grelhar os vegetais

  • 1½ colher de chá de mostarda dijon ou amarela

  • 1½ colher de chá de mel

  • sal e pimenta do reino à gosto

  • 1 xícara de chá de mix de quinoa cozida (veja as instruções no passo a passo acima)

  • queijo de cabra ou ricota esfarelada (opcional)

modo de preparo:

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto e coloque um fio de azeite. Posicione as fatias de berinjela na frigideira e deixe dourar de um lado para depois virar. Quando ambos os lados estiverem dourados, retire e coloque em uma tigela média. Feito isso, repita o mesmo procedimento com as fatias de abobrinha, deixando dourar em fogo alto. Junte à tigela das berinjelas quando estiverem douradas dos dois lados. Na sequencia, misture o tomate, a cebola, o alho e os demais ingredientes. Misture bem e corrija o sal e a pimenta. Em outro recipiente coloque a quinoa e tempere com sal e pimenta. Você também pode adicionar suco de limão extra e azeite para temperar a quinoa. Monte em um prato fundo colocando a quinoa na parte de baixo e a saladinha de berinjela e abobrinha por cima. Finalize com queijos de for de sua preferência ou puder consumir. Sirva e aproveite!




604 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 則留言


Grata pela receita. Acabei de conhecer seu blog. Encantada com a qualidade de informações!

按讚
bottom of page