top of page

benefícios do óleo de coco

Atualizado: 7 de nov. de 2019

Será que ele é isso tudo mesmo?


O óleo de coco é uma ótima alternativa ao óleo de cozinha convencional. Por isso, é importante pontuar alguns de seus benefícios para que você entenda a importância dele para sua alimentação. Vamos lá?

Aproximadamente 50% dos ácidos graxos no coco estão na forma de gordura saturada de cadeia média chamada "ácido láurico". A outra fonte abundante desta gordura curativa é no leite materno. Seu corpo converte isso em um composto altamente benéfico chamado monolaurina, um anti-viral, antibacteriano que destrói uma grande variedade de organismos causadores de doenças. H. Pylori, levedura, fungos, protozoários e várias espécies de micoses são todos destruídos pelo ácido láurico.


Estudos mostraram que, quando o óleo de coco faz parte da dieta, os estoques de gordura corporal reduzem. Isso se deve a perfeita absorção dos triglicerídeos de cadeia média (TCMs) como fonte de energia, pois sua queima aumenta a taxa metabólica, facilitando a perda de tecido adiposo. Uma dieta rica em TCMs mostrou em estudo que leva um período de 6 dias para que se tenha o aumento da termogênese em 50%. É claro, que esse não pode ser o único fator da sua dieta a contribuir para a perda de peso. Estamos falando de o óleo de coco ser parte de uma alimentação saudável. E para aqueles que mesmo se alimentando corretamente não conseguem atingir o peso desejado, é possível que a ingestão regular de óleo de coco ajude nesse aspecto.



Devido ao fato de ser uma gordura saturada, é muito estável e pode suportar calor elevado sem se tornar rançoso, tornando-o ideal para cozinhar, refogar e assar alimentos. Mas Tâmara, como uma gordura saturado pode fazer bem? O óleo de coco pode sim fazer mal à saúde se você consumir a versão hidrogenada. Por isso, sempre procure o tipo extra-virgem. Usando a versão correta do óleo de coco não só você irá aumentar o colesterol HDL (“bom”), como também não terá aumento do colesterol LDL (“ruim”).


Agora que você já sabe dos benefícios que esse óleo pode trazer para a sua saúde, não deixe de consumi-lo. Vá a loja de produto natural ou um supermercado e escolha a versão extra-virgem e prepare as receitas como preferir. Em breve trarei receitinhas para você ter mais opções de como usar esse potão de óleo de coco que você comprou.


Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page