Hoje eu quero compartilhar com você os benefícios que a chia pode trazer para a saúde.
Podemos começar explicando o que é a chia. Trata-se de uma semente (da planta herbácea sálvia hispânica) nativa da parte sul e central do México e da Guatemala, onde por muitos anos foi usada pelos astecas para lhe garantir energia, fibra, aminoácidos, dentre outros nutrientes.
Além de seu fantástico perfil nutricional, o que é surpreendente sobre a chia é a sua capacidade de se transformar completamente em tamanho e volume. Os grãozinhos são capazes de absorver qualquer tipo de líquido em que estejam cercados e crescem, criam também o gel que se assemelha a clara do ovo. Outro aspeto interessante da formação de gel é o poder de saciedade que é causado e melhora do trânsito intestinal. Isso ocorre por que a chia é rica em fibra solúvel, que: 1) promove a saúde geral do intestino, 2) alimenta sua microbiota intestinal e 3) forma ácidos graxos de cadeia curta a partir da sua fermentação no intestino e 4) estabiliza o açúcar no sangue. Portanto, acrescentar chia
VALORES NUTRICIONAIS
A cada 30g de chia você encontra:
Ácidos graxos ômega-3 | 4,9g
Ácidos graxos ômega-6 | 1,6g
Fibra | 39% da ingestão diária
Proteína | 4,7g de proteína. A chia é considerada uma fonte completa de proteína vegetal, pois contém todos os aminoácidos essenciais.
Cálcio | 18% da ingestão diária. O cálcio é um importante mineral, atua na manutenção da saúde óssea, função muscular, impulsos nervosos, secreções hormonais e circulação sanguínea.
Fósforo | 24% da ingestão diária. Pouco se fala sobre a importância do fósforo, no entanto, ele desempenha um papel primordial na formação de ossos e dentes, ajuda o corpo a utilizar os carboidratos, gorduras em forma de energia e sintetizar proteínas para reparação e crescimento celular e tecidual.
Manganês | 39% da ingestão diária. Se você não é da área da saúde deve ter ouvido falar pouco do manganês. Saiba que ele também participa da formação óssea, auxilia no metabolismo do colesterol, das gorduras, proteínas e carboidratos, além de regular o açúcar no sangue e contribui para a saúde da tireoide.
Observe que esses minerais contidos nas sementes de chia são a maneira perfeita de fornecer nutrientes para os ossos. Portanto, não deixe de consumi-la.
Aqui vão 2 dicas de como você pode consumir chia diariamente.
1. CHIA PUDDING
Ingredientes:
6 colheres de sopa de sementes de chia
2 xícaras de chá de leite ou leite de coco ou outro leite vegetal de sua escolha
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de sopa de mel
Fatias de maçã para servir
Modo de preparo: Em um recipiente (eu fiz direto no potinho que eu ia comer), misture as sementes de chia, leite, mel e a baunilha. Tampe e leve a geladeira por 2 horas, ou se preferir, faça a noite para comer pela manhã. E gosto quando ele fica com uma textura vem firme, quase lembrando uma panna cotta. Se não chegar a essa consistência, basta adicionar mais sementes de chia, mexer e levar à geladeira por mais 30 minutos. Quando estiver pronto para servir, divida a mistura entre duas tigelas, cubra o pudim com a maçã e seja feliz com essa delícia.
2. CHIA FRESCA
Ingredientes:
3 xícaras de água gelada
1 xícara de suco de laranja
suco de 1/2 limão
1/4 xícara de sementes de chia
Modo de preparo:
Em uma garrafa misture todos os ingredientes e deixe na geladeira por 10min até que forme gel. Beba durante o dia e se prepare para os incríveis benefícios.
Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br
Comentarios