farofinha lowcarb

Atualizado: 19 de Nov de 2019

As aulas que ministro na casa dos clientes são criadas de acordo com a necessidade deles. Não é raro eu ter que desenvolver uma receita do zero para um cliente que precisa de algo bem específico. Já atendi pessoas com restrições alimentares devido à intolerâncias ou alergias, também ministrei cursos para clientes veganos, e também para aqueles com filhos adolescentes que não comiam absolutamente nada de verdura. Portanto, criar receitas que já era algo que eu amava, ficou ainda mais interessante com as demandas que vão surgindo. Recentemente finalizei um curso na casa da cliente Mila Landin, que também é minha paciente (marque sua consulta: 61 9 98220051). Ela precisava aprender a se alimentar melhor, pois estava seguindo uma dieta lowcarb e adora comer bem, aprecia bons restaurantes e viaja muito para o exterior. Olha o desafio aparecendo. Foi um curso muito gostoso de criar e durante 3 sextas-feiras, fizemos muitas receitas deliciosas incluindo essa farofinha que fez sucesso não só na família Landin, como também no meu instagram (ainda não me segue? corre lá no @nutricheftamararolim).

Existem muitas formas de construirmos uma receita lowcarb. Podemos pensar por exemplo na porcentagem de carboidrato que podemos incluir na receita. Na farofa que fiz na casa da Mila, usei 25% de farinha de mandioca, mas você pode não usar e substituir por coco ralado ou farinha de coco, por exemplo. Ou se quiser manter o carboidrato na casa dos 10%, diminuir ainda mais a proporção de farinha de mandioca em comparação à farinha de amêndoas que usei na receita. Lembrando que a farinha de mandioca não faz parte dos carboidratos "aceitos" na dieta lowcarb, portanto se sua dieta não tem essa flexibilidade, opte por farinhas proteicas, como as de outras oleaginosas ou de sementes. Use a criatividade e seja surpreendido pelo sabor que você criar.

FAROFA LOWCARB

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de amêndoa

  • 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca (uso a marca BSB, a farinha QUEBRADINHA) ou farinha de coco (prefiro a COPRA)

  • 1/2 cebola roxa picada

  • 200g de castanha de caju crua sem sal

  • 1 colher de sopa bem generosa de manteiga ghee ou 4 colheres de sopa de azeite de oliva se preferir

  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e doure a cebola. Em seguida, acrescente a castanha de caju e deixe dourar mais um pouco. Adicione a farinha de amêndoa e a de mandioca e misture bem, incorporando todos os ingredientes e permitindo que as farinhas fiquem mais crocantes. Tempere com sal e sirva em seguida.


Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado de acordo com as suas necessidades, marque a sua consulta: 61 9 98220051 ou contato@nutrichefbrasilia.com.br

188 visualizações