top of page

organize os preparos para a semana

Preparar ingredientes e até refeições completas com antecedência para a semana pode mudar totalmente a sua relação com o ato de cozinhar e se alimentar bem. Hoje, quero compartilhar com vocês algumas dicas para facilitar a rotina na cozinha!

Com a vida realmente agitada, cheia de compromissos e deveres se torna tentador não ter que se preocupar com a alimentação e utilizar os aplicativos de comida como um recurso viável para matar a fome. Isso por que sabemos que cozinhar, embora certamente seja mais saudável e econômico, pode consumir muito tempo e energia. E, com uma rotina complicada poder se organizar fica sempre para depois. Mas, existe maneiras e métodos que podem ajudar você nessa tarefa deliciosa que é cozinhar o seu próprio alimento.

Abaixo estão algumas das minhas dicas favoritas e que poderão lhe ajudar a começar.

Planeje um cardápio saudável para facilitar as compras de supermercado


Com um cardápio planejado você se obriga a pensar nesse planejamento com antecedência e lhe permite organizar a semana toda de compras e preparos. Decida o que você quer fazer e exatamente o que você precisa comprar no supermercado. O interessante aqui nesse ponto é que que você pode organizar fazer os mesmos preparos para dois dias seguidos, assim além de cozinhar menos, você não precisa perder muito tempo no mercado, pois a compra será de menos itens. Ou seja, você economiza tempo planejando, comprando, cozinhando e lavando pratos, além de economizar dinheiro.


Tenha um dia definido para compras de supermercado e outro para preparo


Dê uma olhada em sua semana e veja quando você realmente teria tempo fazer compras no mercado e quais dias ficariam disponíveis para colocar a mão na massa e cozinhar. Eu gosto de fazer as compras em um dia e preparar os alimentos no outro. Assim não fico sobrecarregada. Quando se tem um plano definido em mente, fazer compras pode ser rápido e fácil. Mas, se sua rotina é muito apertada tente usar os serviços de compras online, agendando a entrega semanalmente. Outra estratégia é reservar algum tempo em um sábado ou domingo para preparar as refeições da semana e os membros da família podem contribuir com esse passo a passo. Enquanto um lava as verduras e seca para a salada ou outro ajuda a untar uma forma, pega os itens nos armários e assim o tempo passa rápido e tudo fica pronto com mais facilidade.


Escolha refeições que durem bem resfriadas e possam congelar facilmente



Alguns alimentos resistem melhor do que outros. Guisados de panela ​​e sopas são super fáceis de fazer e perfeitos para cozimento em grande quantidade. Essas refeições também congelam muito bem. Ao fazer um ensopado ou sopa, prepare de 4 a 5 vezes a quantidade que faria para uma refeição, para começar a fazer um estoque no freezer. Congele em porções de tamanho único para que você tenha opções prontas para descongelar. Mas, se assim como eu, você não é fã de comer as mesmas refeições sempre, pense em alternativas como frango desfiado com molho ou carne moída, que facilmente podem virar outros pratos como escondidinho, omelete, molho para massas, recheio de torta e etc. Assim com uma parte da receita pronta, você ganha tempo e tudo fica pronto mais rápido.


Comece com os vegetais


Na dica anterior eu falei sobre deixar parte da refeição pronta para ganhar tempo, tendo no freezer frango ou carne disponíveis você pode facilmente criar receitas e ganhar tempo. Ou seja, o fato de você estar antecipando o preparo das refeições não significa necessariamente que você precise preparar todas as partes com antecedência. Se você estiver com pouco tempo, comece com a parte mais fácil e priorize os vegetais. É super importante manter um bom consumo de vegetais e fibras ao longo do dia, pois esses alimentos podem reduzir o risco de doenças crônicas e fornecem ao nosso corpo os principais antioxidantes, fitoquímicos e vitaminas de que ele precisa para se desenvolver. Eu recomendo consumir uma grande variedade de vegetais todos os dias para aumentar a gama de nutrientes que você está ingerindo. Portanto, para garantir essa ingesta diariamente deixe os vegetais cortados e porcionados com antecedência para economizar tempo quando se trata de assar, cozinhar, saltear ou refogar.


Use todos as bocas do fogão

Cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo ajuda muito na hora de preparar refeições para a semana. Então, aproveite todas as possibilidades do seu fogão e deixe pronto seus acompanhamentos favoritos: batata-doce, arroz, quinoa ou qualquer outro grão. Essa organização tornará mais fácil adicionar esses acompanhamentos a qualquer almoço ou jantar da sua semana. Também recomendo cozinhar legumes para uma salada morna ou mesmo já adiantar os preparos de uma fritada. Esta é uma maneira fácil de incorporar todos os vegetais que você já picou. Ao longo da semana, você pode incorporar sobras de proteína para criar outras receitas.

Café da manhã e lanches também podem ser planejados


Se você estiver fazendo um smoothie para o café da manhã, distribua todos os ingredientes em recipientes separados para que você só precise adicionar o líquido na hora de bater no liquidificador. Granolas também podem ser preparadas para serem consumidas ao longo da semana. "Chia pudding" e "Overnight oats" tbm são ótimas ideias para adiantar o lanche ou café da manhã. São receitas fáceis e rápidas de fazer.


Pare de pensar na preparação das refeições semanais como uma tarefa árdua


Chegando ao final desse texto você pode pensar que toda essa organização é uma tarefa muito difícil, mas planejamento e organização são excelentes mecanismos de economia de tempo e dinheiro além de melhorar a saúde e bem-estar geral. Portanto, mude sua mentalidade e principalmente entenda que cozinhar para você e para quem você ama é uma ato de amor. E, pense em tornar essa atividade mais prazerosa ouvindo algum podcast, músicas que você adore ou um programa interessante. Eu amo ouvir podcasts enquanto cozinho. Então #ficaadica.




256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page