7 coisas que você pode fazer para melhorar a saúde intestinal

Existe uma frase dita por Hipócrates, o pai da medicina, que afirma: "todas as doenças começam no intestino". E mesmo, depois de séculos, essa afirmação se faz cada vez mais verdadeira e necessária. Cuidar do intestino é se dúvida, prevenir doenças.

O mal funcionamento intestinal aliado à baixa diversidade das bactérias intestinais e suas funções está associado não apenas a problemas de saúde intestinal, mas também à condições como depressão e ansiedade, doença de Alzheimer, diabetes, alergias e intolerâncias alimentares, além de doenças autoimunes e outras comorbidades. E quando falamos de mal funcionamento intestinal, não estamos falando somente de diarreia e/ou constipação. Podemos incluir nessa categoria disbiose e leakgut (permeabilidade intestinal), e também problemas digestivos como gastrite e refluxo.


Não há dúvida de que cuidar da saúde intestinal é importante para a saúde geral. Mas, percebo nos meus pacientes uma dificuldade em começar a mudar hábitos e mesmo saber por onde começar. Claro que com uma orientação assistida, durante um tempo de acompanhamento com um nutricionista, a coisa muda de figura. Porém, como sei que muitos de vocês não fazem uma consulta regular, trouxe algumas dicas que podem ajudar.

1. Coma uma dieta diversificada:

O fato é, quanto mais diversa for a sua dieta, mais diversa será a composição microbiana do seu intestino. Isso significa que é uma boa ideia evitar comer a mesma coisa todos os dias. E para aqueles que gostam de uma rotina, isso pode ser difícil. No entanto, tenha em mente que as diversas cepas de bactérias que temos em nosso intestino desempenham papéis diferentes e uma vez que sua alimentação é pouco variada, não existe substrato para que algumas se desenvolvam. E, focando em um grupo pequeno de alimentos, favorecemos o crescimento de determinada cepa e outras funções do nosso corpo ficam a ver navios... rs. Além disso, a baixa diversidade microbiana está associada a muitas doenças crônicas. Para saber mais como as bactérias atuam na produção de ácidos graxos de cadeia curta e favorecem a nossa saúde de maneira global, faça parte do clube da nutri. No mês de junho, nosso "papo bom" foi sobre esse assunto e trouxe muitos esclarecimentos para nossos alunos.


Precisa de inspiração para mudar sua rotina e saber que alimentos você deveria comer para melhorar a diversidade do seu microbioma intestinal? Você tem dois caminhos: 1. ler o meu texto sobre alimentos probióticos e prebióticos aqui no blog e, 2. assinar o clube e aprender a ser mais saudável com aulas de culinária repletas de conteúdo e palestras sobre saúde e bem-estar.

2. Evite usar medicamentos quando não há necessidade

A maioria dos medicamentos é tomada por via oral, o que significa que seu intestino precisa quebrá-los e processá-los para que possam ser absorvidos pela corrente sanguínea. E, infelizmente, alguns medicamentos podem causar danos ao seu microbioma quando chegam ao intestino. Você provavelmente já sabe que isso acontece quando precisamos tomar antibióticos - que, embora façam o importante trabalho de matar bactérias que ameaçam a saúde, também podem eliminar muitas das bactérias benéficas - mas, outros medicamentos também podem afetar a estabilidade das bactérias intestinais como anti-inflamatórios esteroides e não esteroides, anticoncepcionais hormonais e analgésicos de venda livre.


3. Coma mais fibra

A fibra é um dos ingredientes mais ignorados na nossa rotina alimentar. Facilmente esquecemos de comer uma fruta, deixamos a salada de lado, ou não damos tanta atenção aos legumes na hora do jantar. Só que, para melhorar a saúde intestinal é extremamente importante. De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, devemos recomendar um consumo diário de no mínimo 25g/dia de fibras. Então, isso significa comer porções adequadas de cereais, tubérculos e raízes, frutas, legumes e verduras dentre outros alimentos de origem vegetal. E, em um universo assim tão grande alimentos, não é possível que você não consiga encontrar alimentos de que goste e possa comer de maneira variada durante a semana. Se você não consegue gostar de preparações como saladas e vegetais cozidos, talvez seja hora de mudar a forma como costuma prepará-los para ter outras percepções de sabor e texturas. Uma cenoura cozida no vapor não é a mesma coisa que uma cenoura refogada com alho e salsinha, ou mesmo assada com especiarias. Pense nisso!

4. Observe seus níveis de estresse

Se você já sentiu dor de estômago quando está estressado, ou frio na barriga num momento de ansiedade, já experimentou a conexão cérebro-intestino em ação. Os cientistas vêm estudando a ligação entre esses dois sistemas há anos e descobriram que o estresse é tóxico para o corpo, sendo o intestino um dos órgãos mais ameaçados. A boa notícia é que existem muitas maneiras eficazes de atenuar o estresse. Procure a que melhor se encaixa no seu perfil.


<